Blog criado para divulgar as ações do Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC - Proinfo Integrado, realizado na Escola Estadual Watson de Gusmão, com os Professores da Rede Estadual e Municipal de Ensino da cidade de Delmiro Gouveia/AL.

Professor/Formador: Diran Araújo

Atividades da Unidade I


ESTADO DE ALAGOAS
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE – SEE
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL - NTE/MACEIÓ/AL
FORMAÇÃO – PROINFO INTEGRADO
POLO – ESCOLA ESTADUAL WATSON CLEMENTINO DE GUSMÃO SILVA
DELMIRO GOUVEIA/AL


CURSO:TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO – ensinando e aprendendo com as TIC – 100 horas.
RESUMO DAS ATIVIDADES
Unidade I - Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação
Atividade 1.1 - (Biblioteca – material do aluno) - em dupla – página 38 (feita no encontro presencial)
Tema  - Reflexões Iniciais
Subtema - Atividade 1.1
Escreva um texto de 250 a 300 palavras sobre as questões discutidas pela dupla sobre a temática estudada.
Poste esse texto na biblioteca com a seguinte identificação: ativ1-1_seunome_nomedocolega
obs.:  Mesmo sendo em dupla, cada componente da dupla deverá fazer sua própria postagem.

Atividade 1.2 (Fórum Quem sou como professor aprendiz?) – individual – página 40 - (deve ser feita até o dia 10/04/2012)
Após fazer a leituras dos textos orientados no módulo, elabore sua contribuição para este fórum apresentando sua opinião sobre as seguintes questões:
O que é ser professor hoje?
Quem sou eu (professor) neste contexto?
A seguir disponibilize sua contribuição para o fórum para interagir com os demais cursistas.
Não deixe de comentar a reflexão dos colegas.

Atividade 1.3  - (diário de bordo) – individual – página 46 – (deve ser feita até o dia17/04/2012)
Assista ao vídeo sobre Educação e Tecnologia que está disponível no endereço:
A seguir disponibilize no diário de bordo a sua contribuição sobre o conteúdo do vídeo.

Atividade 1.4 – (Biblioteca-material do aluno) – individual – página 48 – (deve ser feita até o dia 17/04/2012)
Faça uma pesquisa na sua escola para saber quais sãos as tecnologias mais utilizadas e de que forma isso vem ocorrendo. Analise se as tecnologias são utilizadas apenas para dar suporte às práticas tradicionais ou se potencializam ou modificam  as propostas pedagógicas.
Entreviste professores da sua escola sobre esse tema buscando saber como eles utilizam essas tecnologias. Defina o número de professores entrevistados, quanto maior o número mais você poderá enriquecer a sua análise.
Organize os dados coletados na planilha de referência para serem postados junto com o texto que você irá elaborar sobre as informações adquiridas.
Elabore também uma apresentação no Impress ( 2 a 3 slides ) com as suas conclusões sobre o uso das tecnologias na sua escola e guarde esse material para apresentar ao colegas no próximo encontro presencial.
Salve o documento e a planilha na biblioteca:
Tema: Minha Escola
Subtema: Atividade 1.4
Salve o documento assim: ativ1-4_seunome

Atividade 1.5 - (Biblioteca – material do aluno) – individual – página 53 – (deve ser feita até o dia 24/04/2012)
Criação de Mapas Conceituais tomando como base os registros e postagens realizadas nos fóruns, diários de bordo e biblioteca.
Tema – Mapas Conceituais
Subtema – atividade 1.5

Atividade 1.6 – (Fórum – Informática e projetos de aprendizagem) – em grupo – página 56 – (deve ser feita até o dia 30/04/2012)
Formar grupos de 3 a 4 componentes para pesquisar práticas que integram o uso da Informática e a proposta de projetos de aprendizagem.
Localizar nos relatos encontrados nas pesquisas:
* Quais os benefícios pedagógicos da proposta de aprendizagem.
* Quais as possibilidades de uso das TIC na realização de projetos de aprendizagem.
* Quais as atribuições de um professor em um projeto de aprendizagem.
* Quais as atribuições dos alunos em um projeto de aprendizagem.
Postar esse relato de experiência no fórum denominado:
Webquest: Informática e projetos de aprendizagem.
Sites sugeridos:
Portal do professor: - Projeto FUTURARTE
vocês devem destacar o site pesquisado e fazer o relato solicitado sobre cada um deles, por exemplo:
portal do professor (vocês podem também pesquisar em outros sites além dos que foram sugeridos)
depois de indicar o site pesquisado, você apresenta o material encontrado nesse site apontando as técnicas, metodologias, resultados, enfim...
passa para outro site
abaixo procede do mesmo jeito.

O sucesso de nosso curso depende do seu desempenho na realização das atividades solicitadas.

Delmiro Gouveia, 03 de abril de 2012




Diran Araújo
Professor/Formador



Atividades dos Cursistas:
Atividade 1.1













2 comentários:

  1. A segunda etapa do curso promete muito aprendizado e muitas amizades novas. Um grande abraço a todos!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza a segunda etapa do curso será de muito aprendizado e como você, tenho muitos colegas que não estavam no primeiro momento. Isto é muito bom, pois trocaremos experiências. Abraços a você e a todos que fazem parte da segunda etapa.

    ResponderExcluir