ESTADO DE ALAGOAS
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE – SEE
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL - NTE/MACEIÓ/AL
FORMAÇÃO – PROINFO INTEGRADO
POLO – ESCOLA ESTADUAL WATSON CLEMENTINO DE GUSMÃO SILVA
DELMIRO GOUVEIA/AL
CURSO: TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO – ensinando e aprendendo
com as TIC – 100 horas.
RESUMO DAS ATIVIDADES
UNIDADE II - Internet, Hipertexto, Hipermídia
Atividade
2.1
– (Navegação em Hipertexto) – em dupla – página 86 – (feita no encontro
presencial)
Em dupla navegar livremente (cerca de 10
minutos) pelo Portal do Professor.
Em seguida realizar uma discussão com o grupo
para ver se houve diferença nos caminhos navegados.
Escolher em dupla um local bacana para
navegar usando algum site de busca.
Depois de navegar livremente responder as
seguintes questões:
Qual a impressão que a navegação no Portal do
professor deixou em cada grupo?
Que diferenças de percepção resultaram?
Alguém se perdeu na navegação?
Souberam voltar para as página iniciais?
Navegar a deriva trouxe-lhes algum ganho?
Quais foram?
Após essa navegação, leia o poema Navegação a
Deriva
Discuta coletivamente sobre os
questionamentos.
Atividade
2.2
–- (FÓRUM – Experiência de navegar livremente) – individual – página 89 – (deve ser feita até o dia 07/05/2012)
Faça uma pesquisa na internet sobre o
conceito de Hipertexto. Vá ao google e inicie sua busca com a chave: O que é
Hipertexto? Visite também a biblioteca da Wikipedia e outros sites que você
tiver interesse.
Observe os resultados sobre o conceito de
Hipertexto em cada site pesquisado.
Escreva um pequeno texto relatando suas
experiências de navegação através de links e compartilhe suas impressões no Fórum.
Atividade
2.3
–- (BIBLIOTECA – Conceituando Hipertexto)
– individual – página 90 – (deve ser feita até o dia 07/05/2012)
Elabore sua conceituação sobre hipertextos
criando um texto curto (máximo uma página) levando em consideração as pesquisas
feitas. Coloque nesse texto as colaborações e citações retiradas do que você
leu. Lembre-se de preservar e respeitar a autoria do material pesquisado, isso
é fundamental em qualquer trabalho acadêmico. Adicione algum comentário ou
intervenção sua. Quando seu texto estiver pronto salve-o em sua pasta e depois poste-o
na Biblioteca do e-proinfo.
Salve o seu arquivo assim: ativ2-3_hipertexto_seunome.
Poste seu material no Tema = Conceituando Hipertexto Individualmente
Subtema = atividade 2.3
Atividade
2.4
– (FÓRUM – Conceituando Hipertexto
coletivamente) – individual – página 92 – (deve ser feita até o dia 14/05/2012)
Vá a biblioteca na atividade 2.3 e leia os
trabalhos dos colegas sobre a conceituação de hipertexto. Alguns textos podem
estar bem parecidos, não tem problema isso prova que o grupo está no mesmo
caminho.
Escolha um trabalho que apresente algo que
lhe pareça interessante e faça comentários sobre esse trabalho, destacando
aquilo que lhe chamou mais atenção. O propósito é enriquecer o trabalho feito
pelo colega e as observações feitas por ele. Sugerimos, todavia, que você
procure não se alongar. Teça, portanto, comentários breves para que possam ser
lidos rapidamente.
Após os comentários sobre o seu trabalho
volte à biblioteca e releia-o no intuito de melhorar ainda mais o seu texto.
Atividade
2.5
– (Criando um portfólio em Hipertexto – Word e ambiente) – individual – página
96 – (deve ser feita até o dia 14/05/2012)
Coloque no seu blog, através de postagens,
todas as atividades que você já fez durante o curso. Disponibilize o endereço
via e-mail para os colegas.
Atividade
2.6
– (BIBLIOTECA – Planejando atividade em
hipertexto) – em trio – página 99 – (deve ser feita até o dia 21/05/2012)
Montar trios de trabalho e planejar uma
atividade em que sejam usados os recursos utilizados nas últimas semanas: blogs,
navegação em hipertexto, navegação e pesquisa na internet.
Crie um documento hipertextual listando os
recursos tecnológicos existentes na sua escola, junto a cada recurso deve
existir um link, informando sobre a utilização do equipamento. Descrevam a
atividade com o maior número de detalhes possível e publiquem na biblioteca.
Salve o seu arquivo: ativ2-6_seunome_nomedoseucolega_nomedooutrocolega.
Poste seu material no Tema = Planejando Atividade em Hipertexto
Subtema = atividade 2.6
Atividade
2.7
– (EXECUÇÃO – Execução do planejamento
realizado) – em trio – página 102 – (deve ser feita até o dia 21/05/2012)
Essa atividade deve ser executada com todos
os professores que planejaram, um professor executa na sala, enquanto os outros
observam e anotam como a atividade se desenvolve, como é recebida pelos alunos,
como é conduzida pelo colega, como os equipamentos se comportam.
Observar atentamente as orientações no módulo,
na página 102 a 110.
Atividade
2.8
– (BLOG - Um registro digital da
experiência) – em trio – página 118 – (deve ser feita até o dia 21/05/2012)
Elaborar um registro digital da experiência
na forma de um hiperdocumento. Inicie com uma postagem no seu blog, essa
postagem deverá remeter para arquivos em outros formatos: textos, imagens,
textos com imagens, apresentações de slides, etc.
Atividade
2.9
– (BIBLIOTECA – SLIDES, Outra forma de
Registro) – em trio – página 121 – (deve ser feita até o dia 21/05/2012)
Construir uma apresentação com as imagens
referentes à execução do trabalho. Nessa apresentação devem constar os aspectos
mais relevantes do trabalho. A quantidade de telas a serem apresentadas será de
acordo com a necessidade do trabalho.
Salve o seu arquivo: ativ2-9_seunome_nomedoseucolega_nomedooutrocolega.
Poste seu material no Tema = Apresentação em slides
Subtema =
atividade 2.9
Atividade
2.10
– (WIKIPEDIA) – em dupla – página 123 – (deve ser feita até o dia 28/05/2012)
Visitar a página de apresentação da Wikipédia
portuguesa em http://pt.wikipedia.org.
Ler também sobre o significado do ambiente
wiki.
Navegar na wikipédia atentando para o nome
“editar” e “discussão”, “ver histórico” .
Observar o verbete “Hitler” e a presença do
cadeado, ausência do verbete “editar”. Descobrir o que tudo isso significa,
elaborar um comentário e postar no blog de cada um.
Cadastro na comunidade Wikipédia
Atividade
2.11
– (WIKIPEDIA) – em dupla – página 126 – (deve ser feita até o dia 04/06/2012)
Procurando por verbetes que tenha bastante
significado na região onde você vive para acrescentar mais alguma informação a
eles. Para isso acesse o endereço http://pt.wiktionary.org.
Elaborar um comentário sobre a ação e postar no blog de cada um.
O sucesso de nosso curso depende do seu
desempenho na realização das atividades solicitadas.
Delmiro Gouveia, 02 de maio de 2012.
Diran Araújo
Professor/Formador