Blog criado para divulgar as ações do Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC - Proinfo Integrado, realizado na Escola Estadual Watson de Gusmão, com os Professores da Rede Estadual e Municipal de Ensino da cidade de Delmiro Gouveia/AL.

Professor/Formador: Diran Araújo

Atividades da Unidade II

ESTADO DE ALAGOAS
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE – SEE
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL - NTE/MACEIÓ/AL
FORMAÇÃO – PROINFO INTEGRADO
POLO – ESCOLA ESTADUAL WATSON CLEMENTINO DE GUSMÃO SILVA
DELMIRO GOUVEIA/AL

CURSO: TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO – ensinando e aprendendo com as TIC – 100 horas.
RESUMO DAS ATIVIDADES
UNIDADE  II - Internet, Hipertexto, Hipermídia
Atividade 2.1 – (Navegação em Hipertexto) – em dupla – página 86 – (feita no encontro presencial)
Em dupla navegar livremente (cerca de 10 minutos) pelo Portal do Professor.
Em seguida realizar uma discussão com o grupo para ver se houve diferença nos caminhos              navegados.
Escolher em dupla um local bacana para navegar usando algum site de busca.
Depois de navegar livremente responder as seguintes questões:
Qual a impressão que a navegação no Portal do professor deixou em cada grupo?
Que diferenças de percepção resultaram?
Alguém se perdeu na navegação?
Souberam voltar para as página iniciais?
Navegar a deriva trouxe-lhes algum ganho? Quais foram?
Após essa navegação, leia o poema Navegação a Deriva
Discuta coletivamente sobre os questionamentos.

Atividade 2.2 –- (FÓRUM – Experiência de navegar livremente) – individual – página 89 – (deve ser feita até o dia 07/05/2012)
Faça uma pesquisa na internet sobre o conceito de Hipertexto. Vá ao google e inicie sua busca com a chave: O que é Hipertexto? Visite também a biblioteca da Wikipedia e outros sites que você tiver interesse.
Observe os resultados sobre o conceito de Hipertexto em cada site pesquisado.  
Escreva um pequeno texto relatando suas experiências de navegação através de links e compartilhe suas impressões no Fórum.

Atividade 2.3 –- (BIBLIOTECA – Conceituando Hipertexto) – individual – página 90 – (deve ser feita até o dia 07/05/2012)
Elabore sua conceituação sobre hipertextos criando um texto curto (máximo uma página) levando em consideração as pesquisas feitas. Coloque nesse texto as colaborações e citações retiradas do que você leu. Lembre-se de preservar e respeitar a autoria do material pesquisado, isso é fundamental em qualquer trabalho acadêmico. Adicione algum comentário ou intervenção sua. Quando seu texto estiver pronto salve-o em sua pasta e depois poste-o na Biblioteca do e-proinfo.
Salve o seu arquivo assim: ativ2-3_hipertexto_seunome.
Poste seu material no Tema = Conceituando Hipertexto Individualmente
Subtema = atividade 2.3

Atividade 2.4 – (FÓRUM – Conceituando Hipertexto coletivamente) – individual – página 92 – (deve ser feita até o dia 14/05/2012)
Vá a biblioteca na atividade 2.3 e leia os trabalhos dos colegas sobre a conceituação de hipertexto. Alguns textos podem estar bem parecidos, não tem problema isso prova que o grupo está no mesmo caminho.
Escolha um trabalho que apresente algo que lhe pareça interessante e faça comentários sobre esse trabalho, destacando aquilo que lhe chamou mais atenção. O propósito é enriquecer o trabalho feito pelo colega e as observações feitas por ele. Sugerimos, todavia, que você procure não se alongar. Teça, portanto, comentários breves para que possam ser lidos rapidamente.
Após os comentários sobre o seu trabalho volte à biblioteca e releia-o no intuito de melhorar ainda mais o seu texto.

Atividade 2.5 – (Criando um portfólio em Hipertexto – Word e ambiente) – individual – página 96 – (deve ser feita até o dia 14/05/2012)
Coloque no seu blog, através de postagens, todas as atividades que você já fez durante o curso. Disponibilize o endereço via e-mail para os colegas.

Atividade 2.6 – (BIBLIOTECA – Planejando atividade em hipertexto) – em trio – página 99 – (deve ser feita até o dia 21/05/2012)
Montar trios de trabalho e planejar uma atividade em que sejam usados os recursos utilizados nas últimas semanas: blogs, navegação em hipertexto, navegação e pesquisa na internet.
Crie um documento hipertextual listando os recursos tecnológicos existentes na sua escola, junto a cada recurso deve existir um link, informando sobre a utilização do equipamento. Descrevam a atividade com o maior número de detalhes possível e publiquem na biblioteca.
Salve o seu arquivo: ativ2-6_seunome_nomedoseucolega_nomedooutrocolega.
Poste seu material no Tema = Planejando Atividade em Hipertexto
Subtema = atividade 2.6

Atividade 2.7 – (EXECUÇÃO – Execução do planejamento realizado) – em trio – página 102 – (deve ser feita até o dia 21/05/2012)
Essa atividade deve ser executada com todos os professores que planejaram, um professor executa na sala, enquanto os outros observam e anotam como a atividade se desenvolve, como é recebida pelos alunos, como é conduzida pelo colega, como os equipamentos se comportam.
Observar atentamente as orientações no módulo, na página 102 a 110.

Atividade 2.8 – (BLOG - Um registro digital da experiência) – em trio – página 118 – (deve ser feita até o dia 21/05/2012)
Elaborar um registro digital da experiência na forma de um hiperdocumento. Inicie com uma postagem no seu blog, essa postagem deverá remeter para arquivos em outros formatos: textos, imagens, textos com imagens, apresentações de slides, etc.

Atividade 2.9 – (BIBLIOTECA – SLIDES, Outra forma de Registro) – em trio – página 121 – (deve ser feita até o dia 21/05/2012)
Construir uma apresentação com as imagens referentes à execução do trabalho. Nessa apresentação devem constar os aspectos mais relevantes do trabalho. A quantidade de telas a serem apresentadas será de acordo com a necessidade do trabalho.
Salve o seu arquivo: ativ2-9_seunome_nomedoseucolega_nomedooutrocolega.
Poste seu material no Tema = Apresentação em slides
Subtema = atividade 2.9

Atividade 2.10 – (WIKIPEDIA) – em dupla – página 123 – (deve ser feita até o dia 28/05/2012)
Visitar a página de apresentação da Wikipédia portuguesa em http://pt.wikipedia.org.
Ler também sobre o significado do ambiente wiki.
Navegar na wikipédia atentando para o nome “editar” e “discussão”, “ver histórico” .
Observar o verbete “Hitler” e a presença do cadeado, ausência do verbete “editar”. Descobrir o que tudo isso significa, elaborar um comentário e postar no blog de cada um.
Cadastro na comunidade Wikipédia

Atividade 2.11 – (WIKIPEDIA) – em dupla – página 126 – (deve ser feita até o dia 04/06/2012)
Procurando por verbetes que tenha bastante significado na região onde você vive para acrescentar mais alguma informação a eles. Para isso acesse o endereço http://pt.wiktionary.org. Elaborar um comentário sobre a ação e postar no blog de cada um.

O sucesso de nosso curso depende do seu desempenho na realização das atividades solicitadas.

Delmiro Gouveia, 02 de maio de 2012.



Diran Araújo
Professor/Formador