SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE – SEE
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL - NTE/MACEIÓ/AL
FORMAÇÃO – PROINFO INTEGRADO
POLO – ESCOLA ESTADUAL WATSON CLEMENTINO DE GUSMÃO SILVA
DELMIRO GOUVEIA/AL
CURSO: TECNOLOGIAS
NA EDUCAÇÃO – Ensinando e Aprendendo com as TIC – 100 horas.
RESUMO DAS ATIVIDADES
UNIDADE
III – Currículo,
Projetos e Tecnologias
Atividade
3.1
– (FÓRUM – Contextualizando a Mudança: “da
teoria à prática”) – em dupla – página 141 (feita no encontro presencial)
Em dupla, refletir sobre as seguintes
questões:
1-Desenvolvo uma prática dialógica com meus
aluno?
2-Ouço suas, idéias, dúvidas, curiosidades?
3-Quais são as estratégias que utilizo e/ou
considero que podem ser úteis para estabelecer um ambiente de livre expressão
que favoreça o diálogo?
4-De que forma as tecnologias podem auxiliar
nisso?
Após a discussão das questões acima elaborem
um pequeno texto contemplando a reflexão da dupla, incluindo as estratégias
utilizadas pela dupla para contribuir com o diálogo que possa favorecer um
ambiente confortável entre vocês e o aluno.
Poste esse texto no fórum acima para ser
analisado.
Atividade
3.2
– (BIBLIOTECA – Contextualizando a
Mudança) – em dupla – página 144 (deve ser feita até o dia 11/06/2012)
Planejar e executar uma atividade com seus
alunos, buscando aperfeiçoar a interação e o vínculo entre você e os alunos.
Para elaborar essa atividade volte aos textos
publicados pelos colegas no Fórum da atividade 3.1, observando as estratégias
utilizadas por eles acrescentando tecnologias a essas estratégias.
Ouça o vídeo da professora Mônica Carapeços
Arriada denominado “O uso da informática na escolha do tema em um projeto”.
Elabore esse planejamento de aula de forma
simples e que possa ser executado dentro das suas condições de trabalho e do
seu horário disponível. O sucesso da sua atividade vai depender da sua
criatividade e objetividade.
Incluir no seu planejamento os recursos
tecnológicos que você irá utilizar na atividade.
Deixe esse planejamento salvo em sua pasta,
pronto para ser executado.
Execute a atividade com seus alunos
registrando os fatos que vão ocorrendo nessa execução.
Após a execução, volte ao seu planejamento e
acrescente os registros da atividade executada. Informe o que aconteceu na
prática. Se houve necessidade de alguma alteração, de acréscimos. O que você
acha que poderia ter feito diferente, quais foram as idéias que surgiram a
partir dos alunos. Seu objetivo foi alcançado?
Agora você tem o texto com o planejamento e
com a execução.
Publique esse material no seu blog
identificando como atividade 3.2.
Salve o seu arquivo assim: ativ3–2_seunome-nomedoseucolega
Poste o arquivo na BIBLIOTECA no Tema = Contextualizando a Mudança
Subtema = atividade 3.2
Atividade
3.3
– (BIBLIOTECA – Projetos de trabalho em
sala de aula – e BLOG) – em
grupo – página 150 (deve ser feita até o dia 18/06/2012)
Projetos de trabalho em sala de aula com
integração das tecnologias ao currículo.
Elaborar um plano de aula conforme roteiro do
Portal do professor.
É preciso prever antecipadamente:
Os conhecimentos que você espera que seus alunos construam.
A duração do projeto.
Os conhecimentos que você espera que seus alunos construam.
A duração do projeto.
- O conhecimento prévio dos seus alunos acerca da temática pretendida.
- Estratégias e recursos pretendidos para a aula. (Aqui você pode descrever os questionamentos dos alunos que deram origem a essa pesquisa)
- As tecnologias que serão empregadas no projeto.
- Outros recursos complementares, como referências, blogs, vídeos, etc.
- Forma de avaliação do progresso dos alunos durante as atividades.
Publique esse plano de aula no seu blog.
Salve o seu arquivo assim: ativ3–3_nomesdoscomponetesdogrupo.
Poste o arquivo na BIBLIOTECA no Tema = Projetos de trabalhos em sala de aula
Subtema = atividade 3.3
Atividade
3.4
– (FÓRUM, BIBLIOTECA e BLOG) – em grupo – página 156 (deve ser feita até o dia 25/06/2012)
Desenvolvendo o projeto.
Durante o período de pesquisa fique atento
aos materiais que vão sendo apresentados, como textos, vídeos, fotos, etc.,
estes materiais serão úteis para estruturar o trabalho que será executado na
unidade 4.
Registre no Fórum – “Relato de projetos de trabalho”, as fases do seu projeto que está
sendo desenvolvido. Não esqueça de enfatizar o uso da tecnologias que você está
utilizando nos trabalhos. Comente e aceite os comentários dos seus colegas sobre
o seu trabalho inicial.
Marque um período para o início e fim das
pesquisas junto aos alunos.
Ao final do período planejado para as
pesquisas compare o plano de aula inicial com o que se concretizou até esta
etapa.
Faça uma síntese no IMPRESS ou PowerPoint
colocando:
- As atividades desenvolvidas durante a etapa de pesquisa do projeto, principais estratégias realizadas com os alunos;
- Tecnologias e mídias empregadas:
- Conhecimentos, atitudes e procedimentos mobilizados ou aprendidos pelos alunos.
Utilize essas novas informações para
reelaborar o seu plano de aula em forma de texto, que está salvo em sua pasta,
se for necessário.
Salve a apresentação assim: ativ3–4_nomesdoscomponentesdogrupo
Poste a apresentação no blog de cada um dos
componentes e na biblioteca.
TEMA = Desenvolvimento
de projetos de trabalhos em sala de aula.
SUBTEMA = Atividade 3.4
Atividade
3.5
– (BLOG) – individual – página 159 (deve ser feita até o dia 02/07/2012)
Conceito de currículo
e o processo de integração de tecnologias ao currículo
Inicialmente, você deve refletir sobre os seguintes
pontos:
- Os conteúdos identificados no projeto desenvolvido com seus alunos estão inseridos no currículo formal?
- Você consegue inferir quais foram os conceitos, atitudes e procedimentos desenvolvidos que não estavam previstos no currículo formal ou não foram explicitados no plano de aula elaborado?
- Estes conceitos, atitudes e procedimentos fazem parte do currículo?
- O que os alunos aprenderam sobre o uso de tecnologias constituem parte do currículo?
- Então, o que é currículo?
O sucesso de nosso curso depende da sua presença nos encontros presenciais e do seu desempenho na realização das atividades solicitadas para serem feitas a distância.
Delmiro Gouveia, 05
de junho de 2012.
Diran Araújo
Professor/Formador