Blog criado para divulgar as ações do Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC - Proinfo Integrado, realizado na Escola Estadual Watson de Gusmão, com os Professores da Rede Estadual e Municipal de Ensino da cidade de Delmiro Gouveia/AL.

Professor/Formador: Diran Araújo

Atividades da Unidade III




 ESTADO DE ALAGOAS
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE – SEE
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL - NTE/MACEIÓ/AL
FORMAÇÃO – PROINFO INTEGRADO
POLO – ESCOLA ESTADUAL WATSON CLEMENTINO DE GUSMÃO SILVA
DELMIRO GOUVEIA/AL
CURSO: TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO – Ensinando e Aprendendo com as TIC – 100 horas.
RESUMO DAS ATIVIDADES

UNIDADE III – Currículo, Projetos e Tecnologias
Atividade 3.1 – (FÓRUM – Contextualizando a Mudança: “da teoria à prática”) – em dupla – página 141 (feita no encontro presencial)
Em dupla, refletir sobre as seguintes questões:
1-Desenvolvo uma prática dialógica com meus aluno?
2-Ouço suas, idéias, dúvidas, curiosidades?
3-Quais são as estratégias que utilizo e/ou considero que podem ser úteis para estabelecer um ambiente de livre expressão que favoreça o diálogo?
4-De que forma as tecnologias podem auxiliar nisso?
Após a discussão das questões acima elaborem um pequeno texto contemplando a reflexão da dupla, incluindo as estratégias utilizadas pela dupla para contribuir com o diálogo que possa favorecer um ambiente confortável entre vocês e o aluno.
Poste esse texto no fórum acima para ser analisado.

Atividade 3.2 – (BIBLIOTECA – Contextualizando a Mudança) – em dupla – página 144 (deve ser feita até o dia 11/06/2012)
Planejar e executar uma atividade com seus alunos, buscando aperfeiçoar a interação e o vínculo entre você e os alunos.
Para elaborar essa atividade volte aos textos publicados pelos colegas no Fórum da atividade 3.1, observando as estratégias utilizadas por eles acrescentando tecnologias a essas estratégias.
Ouça o vídeo da professora Mônica Carapeços Arriada denominado “O uso da informática na escolha do tema em um projeto”.
Elabore esse planejamento de aula de forma simples e que possa ser executado dentro das suas condições de trabalho e do seu horário disponível. O sucesso da sua atividade vai depender da sua criatividade e objetividade.
Incluir no seu planejamento os recursos tecnológicos que você irá utilizar na atividade.
Deixe esse planejamento salvo em sua pasta, pronto para ser executado.
Execute a atividade com seus alunos registrando os fatos que vão ocorrendo nessa execução.
Após a execução, volte ao seu planejamento e acrescente os registros da atividade executada. Informe o que aconteceu na prática. Se houve necessidade de alguma alteração, de acréscimos. O que você acha que poderia ter feito diferente, quais foram as idéias que surgiram a partir dos alunos. Seu objetivo foi alcançado?
Agora você tem o texto com o planejamento e com a execução.
Publique esse material no seu blog identificando como atividade 3.2.
Salve o seu arquivo assim: ativ3–2_seunome-nomedoseucolega
Poste o arquivo na BIBLIOTECA no Tema = Contextualizando a Mudança
Subtema = atividade 3.2

Atividade 3.3 – (BIBLIOTECA – Projetos de trabalho em sala de aula e BLOG) – em grupo – página 150 (deve ser feita até o dia 18/06/2012)
Projetos de trabalho em sala de aula com integração das tecnologias ao currículo.
Elaborar um plano de aula conforme roteiro do Portal do professor.
É preciso prever antecipadamente:
Os conhecimentos que você espera que seus alunos construam.
A duração do projeto.
  • O conhecimento prévio dos seus alunos acerca da temática pretendida.
  • Estratégias e recursos pretendidos para a aula. (Aqui você pode descrever os questionamentos dos alunos que deram origem a essa pesquisa)
  • As tecnologias que serão empregadas no projeto.
  • Outros recursos complementares, como referências, blogs, vídeos, etc.
  • Forma de avaliação do progresso dos alunos durante as atividades.
Publique esse plano de aula no seu blog.
Salve o seu arquivo assim: ativ3–3_nomesdoscomponetesdogrupo.
Poste o arquivo na BIBLIOTECA no Tema = Projetos de trabalhos em sala de aula
Subtema = atividade 3.3

Atividade 3.4 – (FÓRUM, BIBLIOTECA e BLOG) – em grupo – página 156 (deve ser feita até o dia 25/06/2012)
Desenvolvendo o projeto.
Durante o período de pesquisa fique atento aos materiais que vão sendo apresentados, como textos, vídeos, fotos, etc., estes materiais serão úteis para estruturar o trabalho que será executado na unidade 4.
Registre no Fórum – “Relato de projetos de trabalho”, as fases do seu projeto que está sendo desenvolvido. Não esqueça de enfatizar o uso da tecnologias que você está utilizando nos trabalhos. Comente e aceite os comentários dos seus colegas sobre o seu trabalho inicial.
Marque um período para o início e fim das pesquisas junto aos alunos.
Ao final do período planejado para as pesquisas compare o plano de aula inicial com o que se concretizou até esta etapa.
Faça uma síntese no IMPRESS ou PowerPoint colocando:
  • As atividades desenvolvidas durante a etapa de pesquisa do projeto, principais estratégias realizadas com os alunos;
  • Tecnologias e mídias empregadas:
  • Conhecimentos, atitudes e procedimentos mobilizados ou aprendidos pelos alunos.
Utilize essas novas informações para reelaborar o seu plano de aula em forma de texto, que está salvo em sua pasta, se for necessário.
Salve a apresentação assim: ativ3–4_nomesdoscomponentesdogrupo
Poste a apresentação no blog de cada um dos componentes e na biblioteca.
TEMA = Desenvolvimento de projetos de trabalhos em sala de aula.
SUBTEMA = Atividade 3.4

Atividade 3.5 – (BLOG) – individual – página 159 (deve ser feita até o dia 02/07/2012)
Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo
Inicialmente, você deve refletir sobre os seguintes pontos:
  • Os conteúdos identificados no projeto desenvolvido com seus alunos estão inseridos no currículo formal?
  • Você consegue inferir quais foram os conceitos, atitudes e procedimentos desenvolvidos que não estavam previstos no currículo formal ou não foram explicitados no plano de aula elaborado?
  •  Estes conceitos, atitudes e procedimentos fazem parte do currículo?
  •  O que os alunos aprenderam sobre o uso de tecnologias constituem parte do currículo? 
  • Então, o que é currículo?


O sucesso de nosso curso depende da sua presença nos encontros presenciais e do seu desempenho na realização das atividades solicitadas para serem feitas a distância.


Delmiro Gouveia, 05 de junho de 2012.




Diran Araújo
Professor/Formador